sexta-feira, 28 de novembro de 2014

COMO TRAUMATIZAR UMA CRIANÇA FACILMENTE





Boi da cara preta  

“Boi, boi, boi 

Boi da cara preta 
Pega essa menina 
Que tem medo de careta” 

Como pode uma criança dormir um sono leve e tranqüilo com uma música dessas? Coitado do boi gente! E imaginem a cara de pavor dessa menina...


Nana, neném 


“Nana, neném 

Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar” 

Já não basta o fato dos pais não estarem em casa pra proteger a criança, ainda aparece a Cuca pra pegá-la? O que mais poderia acontecer?


Bicho Papão 


“Bicho Papão sai de cima do telhado 

Deixa esse menino dormir sossegado” 

Como dormir sossegado sabendo que em cima do telhado tem um bicho papão??? Alguém me explica, por favor!


Atirei o pau no gato 


“Atirei o pau no gato-to-to 

Mas o gato-to-to não morreu-reu-reu 
Dona Chica-ca-ca admirou-se-se 
Do berrô, do berrô que o gato deu 
Miaaau!” 

Só pelo nome da música você já sente o teor de violência né? E essa Dona Chica então? Quanto sadismo!


Eu sou pobre, pobre 


“Eu sou pobre, pobre, pobre, 

De marré, marré, marré. 
Eu sou pobre, pobre, pobre, 
De marré de si. 
Eu sou rica, rica, rica, 
De marré, marré, marré. 
Eu sou rica, rica, rica, 
De marré de si.” 

Essa canção então é praticamente uma ode à desigualdade social! Logo me vem à cabeça minha vizinha rica jogando videogame e eu, pobre, jogando saquinhos de arroz que minha mãe fazia pra mim.


A canoa virou 


“A canoa virou, 

Foi deixar ela virar, 
Foi por causa da (nome de pessoa) 
Que não soube remar.” 

Cadê o trabalho em equipe gente? Cadê a troca mútua? E além de dedurarem, ainda condenam o colega!


Samba-lelê 


“Samba-lelê tá doente, 

 Tá com a cabeça quebrada. 
Samba-lelê precisava 
É de umas boas palmadas.
Samba , samba, Samba ô Lelê 
Samba , samba, Samba ô Lalá”


Coitado desse Samba-lelê! Com a saúde debilitada, necessitando de cuidados médicos, e ao invés de compaixão, a música diz que ele precisa é de umas boas palmadas. Sem contar que depois disso tudo, ainda querem que ele sambe!

Depois de uma frustrante busca por uma canção infantil do folclore brasileiro que fosse positiva e de uma longa reflexão, eu descobri que se eu quiser cantar alguma canção de ninar para meus alunos eu devo inventar uma, pois se depender de nosso cancioneiro popular, nossas crianças serão cada vez mais traumatizadas!
                                                                                                                                                                                                                                         (Renata Romanini)

terça-feira, 7 de outubro de 2014

TILAKA - O que isso ?!?

No hinduísmo,  tilaka é uma marca usado na testa e em outras 11 partes do corpo, sobre os centros de energia sutil conhecidos como Chakras.

Tilaka pode ser usado em uma base diária ou apenas para ocasiões religiosas especiais, dependendo costumes diferentes.

Mulheres casadas usam um ponto vermelho entre as sombrancelhas feito com pó de curcuma.


A tilaka é uma marca criada feita de pó ou pasta na testa. Os tilakas mais evidentes e generalizados são aqueles usados ​​por Vaishnavites. A tilaka  Vaishnava  consiste de uma longa linha que começa logo abaixo da linha do cabelo até quase o final de sua ponta do nariz. Ele é interceptado no meio por um U. 

Normalmente passada na pele logo após o banho, a tilaka pode ser feita com diferentes ingredientes, principalmente argila das margens do rio Ganjes ou rio Jamunna. No momento em que se é a plicada a argila na pele cantam-se mantras invocando a presença divina para proteger os diferentes centros de energia sutil espalhados pelo corpo, os Chakras .

Os nomes divinos são precedidos pelo OM e terminam com NAMAH.


Nos diferentes sampradayas Vaishnava cada um tem seu próprio estilo de Tilak baseado no siddhanta de sua linhagem particular.



A outra variante importante tilaka é muitas vezes usado pelos seguidores de Shiva e as diferentes formas de Devi Shakti.

É composto por três faixas horizontais na testa com uma única faixa vertical ou um círculo no meio. Este é tradicionalmente feito com cinza sagrada de sacrifícios de fogo. Esta variante é a mais antiga das duas e compartilha muitos aspectos comuns com marcas semelhantes usados ​​em todo o mundo. Muitos adoradores de Shakti vai usar uma marca retangular de kumkuma na testa, especialmente no Sul da Índia .


Resumindo pode-se dizer que a TILAKA é usada em diferentes linhas filosóficas da Índia e serve como meio de identificação a qual linhagem a pessoa pertence . Alem do formato, o material usado para aplicar TILAKA na pele também difere de uma linhagem filosófica para outra.


Saivites, seguidores de Shiva, normalmente usam vibhuti em três linhas horizontais na testa. A bindu de pasta de sândalo com um ponto de kumkum no centro é muitas vezes usado com o vibhuti (tripundra). 

Vaishnavas, seguidores de Vishnu,aplicam argila de um rio sagrado ou local sagrado (como Vrindavanam ou do rio Yamuna), que às vezes é misturado com pasta de sândalo. Aplicam-se o material em duas linhas verticais, que podem ser ligadas na parte inferior, formando uma forma simples ou em U ou com uma marcação com a forma de uma folha tulsi adicional. Sua tilaka é chamado de Urdhva Pundra Tilaka. 

Ganapatya, seguidores de Ganesha, usam pasta de sândalo vermelho (rakta candana).

Shaktas, seguidores de Kali ou Durga, usam kumkuma, ou açafrão em pó vermelho. Eles desenham uma linha vertical ou ponto. 

Tilakas festivas usadas por pessoas ocasionalmente em cerimônias, como casamentos e aniversários, Geralmente são aplicadas como uma única linha vermelha vertical. Raja tilaka será utilizado também por membros do governo Indiano,para entronizar reis ou convidar personalidades de destaque. 

Vira tilaka é usado para ungir vencedores ou líderes após uma guerra ou um jogo. 

Swaminarayana tilaka é em forma de U no meio da testa, juntamente com o ponto vermelho no meio de L (conhecido como chandlo). 

Seitas Sikh  também aplicam o tilaka . 



Os devotos Darshan Darbar aplicar tilaka vermelho na testa. Este tilaka é uma marca vermelha longa veritically aplicada. Seguidores de Nirankari também se aplicam a tilaka. São Baba Budha ji aplicada tilaka para os cinco primeiros Sikh Guru.


sexta-feira, 5 de setembro de 2014

CONVERGÊNCIA DE PENSAMENTO



'A transferência de pensamento de um ser para outro, estando ambos na Terra é convergência de pensamento.

A capacidade de falar telepaticamente com outros na Terra foi-nos retirada há milhares de anos, e nós estamos prontos para reclamar essa capacidade. Por esta razão, a Convergência do Pensamento pode ser considerada como uma definição nova para telepatia entre duas pessoas na Terra.'


segunda-feira, 7 de julho de 2014

CABELO DE MULHER !

Textos do Maha-nirvana Tantra dizem que apenas por se ver uma mulher com cabelos longos e  escuros uma pessoa adquire boa fortuna.



1-Quando os cabelos da mulher são macios , sedosos, escuros e bem longos, podendo chegar até os joelhos esta é uma bela indicação de mulher muito sortuda e afortunada. 



2-Quando o cabelo da mulher nunca ultrapassa a altura dos ombros, mesmo que nunca seja cortado, isto é uma indicação que ela tem a natureza egoísta, invejosa e ciumenta. 



3-Se o cabelo for preto, ondulado ou encaracolado, ela será sortuda e opulenta.





4-Se os cabelos forem curtos ou escassos, muito grossos e duros, ela terá natureza egoísta e eles são sinal de má sorte.



5-Quando os cabelos são vermelhos a mulher tem a natureza encrenqueira, brigalhona, temperamento áspero e agitado.




(Tantra Samrat – Maha Nirvana Tantra)

OS PÉS DAS MULHERES INDICAM O CARÁTER

A forma dos pés  indicam o caráter e sorte de uma mulher.

Marcas da Planta dos Pés da Deusa.



1-O melhor e mais belo pés são avermelhados, bem formados, não muito carnudos, de tamanho médio tornando a mulher audaciosa, corajosa, vaidosa, digna, honrada, arrogante e bem sucedida na vida.
2-Se os dedos dos pés da mulher forem arredondados, macios, levemente arrebitados e alinhados próximos uns aos outros, este é uma mulher afortunada.
3-Enquanto anda, se toda a planta do pé encosta no solo e todos os dedos tocam o chão deixando a marca do pé completo na areia, este é um bom sinal.
4-No caso do terceiro e quarto dedos dos pés não tocarem o chão, são indicação que esta mulher será uma viúva.
5-Pés grandes, desproporcionais em largura e tamanho quando comparados ao corpo, ásperos, duros, peludos e suados são indicação de má sorte.
6-Se os dedos dos pés da mulher são curvos, torcidos, tortos ou quebrados a mulher terá a natureza  enganadora e mentirosa.
7-Caso os dedos dos pés da mulher sejam muito  curtos, ela terá vida curta.
8-Se os pés e os dedos forem chatos a mulher será azarada e uma serva.
9-Caso os dedos dos pés da mulher sejam separados uns dos outros, tal mulher é capaz de matar o marido para ficar com outro homem.
10- Durante o caminhar se os pés de uma mulher levantam muita poeira formando uma nuvem, tal mulher será a ruína para a família.
11-Quando o primeiro dedo dos pés são maiores do que o dedão, a mulher é egoísta, licenciosa e de natureza dominante.
12-Se o segundo dedos dos pés forem maiores do que o dedão a mulher será azarada, uma fonte de aborrecimentos para os outros. Sinal de problemas para todos.
13-Caso o segundo dedo tenha o mesmo tamanho do primeiro dedo nos pés de uma mulher, isto é uma indicação de mulher com natureza apaixonada e tendência a fazer coisas muito desagradáveis.
14-Quando o terceiro dedo dos pés é muito longo ela terá o caráter irreverente e irresponsável.
15-Se o terceiro dedo dos pés são muito curtos e não tocam o chão, ela se tornará uma viúva. Ela terá filhos com o segundo marido.
16-No caso do quarto dedo ser igual em tamanho ao segundo dedo, nos pés de uma mulher, ou se o quarto dedo for maior do que o segundo, ambos os casos denotam que tal mulher é levada pela paixão e viciada em sexo desde a infância ate a velhice.
17-Se o segundo e terceiro dedos são muito curtos nos pés de uma mulher ela nunca se casará.
18-Se o dedão dos pés da mulher forem vermelhos ela não terá muita estima pelo marido.
19-Quando todos os dedos são arredondados, ela será esposa de um homem rico e terá o amor constante dele.



(Tantra Samrat – Secrets Of Yantra Mantra & Tantra)