terça-feira, 7 de outubro de 2014

TILAKA - O que isso ?!?

No hinduísmo,  tilaka é uma marca usado na testa e em outras 11 partes do corpo, sobre os centros de energia sutil conhecidos como Chakras.

Tilaka pode ser usado em uma base diária ou apenas para ocasiões religiosas especiais, dependendo costumes diferentes.

Mulheres casadas usam um ponto vermelho entre as sombrancelhas feito com pó de curcuma.


A tilaka é uma marca criada feita de pó ou pasta na testa. Os tilakas mais evidentes e generalizados são aqueles usados ​​por Vaishnavites. A tilaka  Vaishnava  consiste de uma longa linha que começa logo abaixo da linha do cabelo até quase o final de sua ponta do nariz. Ele é interceptado no meio por um U. 

Normalmente passada na pele logo após o banho, a tilaka pode ser feita com diferentes ingredientes, principalmente argila das margens do rio Ganjes ou rio Jamunna. No momento em que se é a plicada a argila na pele cantam-se mantras invocando a presença divina para proteger os diferentes centros de energia sutil espalhados pelo corpo, os Chakras .

Os nomes divinos são precedidos pelo OM e terminam com NAMAH.


Nos diferentes sampradayas Vaishnava cada um tem seu próprio estilo de Tilak baseado no siddhanta de sua linhagem particular.



A outra variante importante tilaka é muitas vezes usado pelos seguidores de Shiva e as diferentes formas de Devi Shakti.

É composto por três faixas horizontais na testa com uma única faixa vertical ou um círculo no meio. Este é tradicionalmente feito com cinza sagrada de sacrifícios de fogo. Esta variante é a mais antiga das duas e compartilha muitos aspectos comuns com marcas semelhantes usados ​​em todo o mundo. Muitos adoradores de Shakti vai usar uma marca retangular de kumkuma na testa, especialmente no Sul da Índia .


Resumindo pode-se dizer que a TILAKA é usada em diferentes linhas filosóficas da Índia e serve como meio de identificação a qual linhagem a pessoa pertence . Alem do formato, o material usado para aplicar TILAKA na pele também difere de uma linhagem filosófica para outra.


Saivites, seguidores de Shiva, normalmente usam vibhuti em três linhas horizontais na testa. A bindu de pasta de sândalo com um ponto de kumkum no centro é muitas vezes usado com o vibhuti (tripundra). 

Vaishnavas, seguidores de Vishnu,aplicam argila de um rio sagrado ou local sagrado (como Vrindavanam ou do rio Yamuna), que às vezes é misturado com pasta de sândalo. Aplicam-se o material em duas linhas verticais, que podem ser ligadas na parte inferior, formando uma forma simples ou em U ou com uma marcação com a forma de uma folha tulsi adicional. Sua tilaka é chamado de Urdhva Pundra Tilaka. 

Ganapatya, seguidores de Ganesha, usam pasta de sândalo vermelho (rakta candana).

Shaktas, seguidores de Kali ou Durga, usam kumkuma, ou açafrão em pó vermelho. Eles desenham uma linha vertical ou ponto. 

Tilakas festivas usadas por pessoas ocasionalmente em cerimônias, como casamentos e aniversários, Geralmente são aplicadas como uma única linha vermelha vertical. Raja tilaka será utilizado também por membros do governo Indiano,para entronizar reis ou convidar personalidades de destaque. 

Vira tilaka é usado para ungir vencedores ou líderes após uma guerra ou um jogo. 

Swaminarayana tilaka é em forma de U no meio da testa, juntamente com o ponto vermelho no meio de L (conhecido como chandlo). 

Seitas Sikh  também aplicam o tilaka . 



Os devotos Darshan Darbar aplicar tilaka vermelho na testa. Este tilaka é uma marca vermelha longa veritically aplicada. Seguidores de Nirankari também se aplicam a tilaka. São Baba Budha ji aplicada tilaka para os cinco primeiros Sikh Guru.