sexta-feira, 28 de novembro de 2014

COMO TRAUMATIZAR UMA CRIANÇA FACILMENTE





Boi da cara preta  

“Boi, boi, boi 

Boi da cara preta 
Pega essa menina 
Que tem medo de careta” 

Como pode uma criança dormir um sono leve e tranqüilo com uma música dessas? Coitado do boi gente! E imaginem a cara de pavor dessa menina...


Nana, neném 


“Nana, neném 

Que a cuca vem pegar
Papai foi na roça
Mamãe foi trabalhar” 

Já não basta o fato dos pais não estarem em casa pra proteger a criança, ainda aparece a Cuca pra pegá-la? O que mais poderia acontecer?


Bicho Papão 


“Bicho Papão sai de cima do telhado 

Deixa esse menino dormir sossegado” 

Como dormir sossegado sabendo que em cima do telhado tem um bicho papão??? Alguém me explica, por favor!


Atirei o pau no gato 


“Atirei o pau no gato-to-to 

Mas o gato-to-to não morreu-reu-reu 
Dona Chica-ca-ca admirou-se-se 
Do berrô, do berrô que o gato deu 
Miaaau!” 

Só pelo nome da música você já sente o teor de violência né? E essa Dona Chica então? Quanto sadismo!


Eu sou pobre, pobre 


“Eu sou pobre, pobre, pobre, 

De marré, marré, marré. 
Eu sou pobre, pobre, pobre, 
De marré de si. 
Eu sou rica, rica, rica, 
De marré, marré, marré. 
Eu sou rica, rica, rica, 
De marré de si.” 

Essa canção então é praticamente uma ode à desigualdade social! Logo me vem à cabeça minha vizinha rica jogando videogame e eu, pobre, jogando saquinhos de arroz que minha mãe fazia pra mim.


A canoa virou 


“A canoa virou, 

Foi deixar ela virar, 
Foi por causa da (nome de pessoa) 
Que não soube remar.” 

Cadê o trabalho em equipe gente? Cadê a troca mútua? E além de dedurarem, ainda condenam o colega!


Samba-lelê 


“Samba-lelê tá doente, 

 Tá com a cabeça quebrada. 
Samba-lelê precisava 
É de umas boas palmadas.
Samba , samba, Samba ô Lelê 
Samba , samba, Samba ô Lalá”


Coitado desse Samba-lelê! Com a saúde debilitada, necessitando de cuidados médicos, e ao invés de compaixão, a música diz que ele precisa é de umas boas palmadas. Sem contar que depois disso tudo, ainda querem que ele sambe!

Depois de uma frustrante busca por uma canção infantil do folclore brasileiro que fosse positiva e de uma longa reflexão, eu descobri que se eu quiser cantar alguma canção de ninar para meus alunos eu devo inventar uma, pois se depender de nosso cancioneiro popular, nossas crianças serão cada vez mais traumatizadas!
                                                                                                                                                                                                                                         (Renata Romanini)

2 comentários:

  1. 'Adquirimos modelos em nossa infância e hoje nos comportamos como tais. Para mudar nosso comportamento amanhã é preciso mudar nossos modelos hoje.
    Os valores que nos constrói nos faz chegarmos aonde chegamos, mas em algum momento é necessário construirmos os nossos próprios valores.
    O passado só pode ser visto como um cenário congelado, onde não podemos mudar nada, mas podemos olhar e perceber onde erramos ou erraram com a gente só assim teremos um aprendizado para hoje não errarmos mais.'

    ResponderExcluir
  2. 'Desde a infância a maioria de nós tem recebido sugestões negativas.
    Não sabendo como impedi-las, aceitamos elas inconscientemente.
    ‘Você só faz besteira.’
    ‘Você nunca será nada na vida. ’
    ‘Você não deve fazer isso!’
    ‘Você vai fracassar. ’
    ‘Você não tem a menor chance. ’
    ‘Você está completamente errado. ’
    ‘Isto não é da sua conta, isto não te interessa!’
    ‘O mundo está cada vez pior. ’
    ‘Não adianta se esforçar tanto. ’
    ‘Você já está muito velho para isso. ’
    ‘As coisas estão ficando cada vez piores. ’
    ‘A vida é uma batalha interminável!’
    ‘Você nunca vai conseguir ganhar. ’
    ‘Em breve você vai à falência. ’
    ‘Tome cuidado, senão apanha o vírus!’
    ‘Você não pode confiar em ninguém. ’
    E assim por diante...

    Com este tipo de sugestões você acaba dizendo para si mesmo em seu subconsciente:
    ‘Não posso fazer. ’
    ‘Estou muito velho(a) agora.’
    ‘Nasci no lugar errado. ’
    ‘Não conheço as pessoas certas para conseguir fazer isto. ’
    ‘Hoje vai ser um dia horrível. ’
    ‘Vai dar tudo errado. ’
    ‘Nunca vou conseguir. ’
    ‘Todos estão contra mim. ’
    ‘O negócio está ruim e vai piorar. ’
    ‘Sempre chego tarde. ’
    ‘Ele pode, mas eu não posso. ’
    ‘Nunca tenho oportunidade. ’
    Com essas frases, você impregna a sua mente subconsciente de pensamentos negativos e ela reage de acordo com eles. Na verdade, você assim impede seu próprio bem, trazendo frustração e limitações à sua vida.
    Quando você cria obstáculos, impedimentos e limitações em sua mente consciente estará negando a sabedoria e a inteligência de sua mente subconsciente. Você estará na verdade reconhecendo que o subconsciente é incapaz de resolver seu problema. Isso conduz a uma congestão mental e emocional, seguida por doenças e tendências neuróticas.'

    ResponderExcluir