quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

FILOSOFIA DE BRUCE LEE




Não é um fato amplamente conhecido fora do círculo dos fãs, mas Bruce Lee também era graduado em Filosofia, pela Universidade de Washington.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bruce_Lee

A visão adquirida desta forma transpira para seus métodos e mesmo para seus livros de artes marciais:buscar ter a mente maleável e adaptável como a água, que simplesmente absorve o que é jogado dentro dela, se agita apenas durante o processo, e logo retorna ao seu estado original:

“Be formless… shapeless, like water. If you put water into a cup, it becomes the cup. You put water into a bottle; it becomes the bottle. You put it into a teapot; it becomes the teapot. Water can flow, and it can crash. Be water, my friend…”

"Seja como a água que abre caminho através das pedras: não se oponha ao obstáculo; contorne-o!"


"Covarde não é aquele que evita um combate, covarde é aquele que mesmo sabendo que é superior luta e fere o mais fraco."

"Aquele que não sabe, e pensa que sabe. Ele é tolo. Evite-o.
Aquele que sabe e não sabe o que sabe. Ele está adormecido. Desperte-o.
Aquele que sabe e não admite o que sabe. Ele é humilde .Guie-o.
Aquele que sabe e sabe o que sabe. Ele é sabio. Siga-o."

"O que você sabe não tem valor;o valor está no que você faz com o que sabe".

"A vida é um processo fluente e em alguns lugares do caminho coisas desagradáveis ocorrerão. Podem deixar cicatrizes, mas a vida continua a fluir. É como a água fluente, que ao estagnar-se, torna-se podre; não pare! Continue bravamente...porque cada experiência nos ensina uma lição."

"Esquece a vitória ou a derrota; esquece o orgulho e a dor. Deixa teu adversário arranhar a tua pele e esmaga a carne dele; deixa-o esmagar a tua carne e fratura-lhe os ossos; deixa-o fraturar teus ossos e tome a vida dele! Não te preocupes em escapar ileso; deixa tua vida diante dele! "

"Faça da pedra de tropeço, um degrau de subida. Transforme cada fato negativo, em uma experiência positiva."

"Os que não sabem que caminham na escuridão, jamais verão a luz."

"Conhecimento dá poder, mas só o caráter grangeia respeito."

"Quem quiser vencer deve aprender a lutar, perseverar e sofrer."

"A confiança nasce do conhecimento."

"Empenhar-se ativamente para alcançar determinado objetivo dá à vida significado e substância."

"Esvazie sua xícara primeiro, só então você poderá provar meu chá. Afinal de contas a utilidade da xícara está em poder esvaziar-se. Abra sua mente para receber novas idéias."



"O caráter é para a alma, o que a aparência exterior é para o corpo."

"Um homem sábio pode aprender mais com uma pergunta tola do que um tolo com uma resposta sábia."

"Erros são sempre perdoáveis se você tiver a coragem de admiti-los."

"Otimismo é a fé que conduz ao sucesso."

"Se você acreditar que uma coisa é impossível, você a tornará impossível."

"A vida é um processo constante de relacionamento."

"Saber não é o bastante; precisamos aplicar. Querer não é o bastante, precisamos fazer."

"Verdade libertadora é uma realidade somente, e na medida em que for experimentada e vivida pelo próprio indivíduo, é uma verdade que transcende estilos e disciplinas."

"Um bom mestre poupa seus alunos de sua própria influência."

"Crescer, descobrir... é algo que experimento cada dia, às vezes bom, às vezes frustrador... não importa! Deixe sua luz interior guiá-lo, para fora da escuridão."

"Antes de estudar arte, um soco para mim era apenas como um soco, um chute apenas como um chute. Depois que estudei a arte, um soco não era mais um soco, um chute não era mais um chute. Agora que compreendi a arte, um soco é apenas como um soco, um chute apenas como um chute."

"Absorva o que útil.
Rejeite o que é inútil.
Acrescente o que é especificamente seu.
A pessoa que é criadora individual é sempre mais importante do que qualquer estilo ou sistema estabelecido."

"Tanto quanto me lembro, eu sinto que tenho essa grande força criativa e espiritual dentro de mim, que é maior que a fé, maior que ambição, maior que confiança, maior que determinação, maior que visão. É tudo isso combinado. Meu cérebro torna-se magnetizado com essa força dominadora que tenho em minhas mãos."

"Para mim 99% desse negócio de auto-defesa oriental é besteira. É jazz ornamental. É bom, mas não funciona."

"Desde que eu fui uma criança tenho tido esse impulso instintivo por expansão e crescimento. Para mim, a função e dever de um ser humano de qualidade é o honesto e sincero desenvolvimento de seu potencial."

- Bruce Lee

Um comentário: