quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

TEORIA DA CENTRALIDADE



A teoria da centralidade,também chamada ' TEORIA DOS SEIS GRAUS DE SEPARAÇÃO ' originou-se a partir de um estudo científico, que são necessárias no máximo seis laços de amizade para que duas pessoas quaisquer estejam ligadas.

Serão encontros casuais uma mera coincidência , uma questão de destino , karma , sincronicidade ou a infalível LEI DA ATRAÇÃO ?

No estudo, feito nos Estados Unidos, buscou-se, através do envio de cartas, identificar o números de laços de conhecimento pessoal existente entre duas pessoas quaisquer. Cada pessoa recebia uma carta identificando a pessoa alvo e deveria enviar uma nova carta para a pessoa identificada, caso a conhecesse, ou para uma pessoa qualquer de suas relações que tivesse maior chance de conhecer a pessoa alvo. A pessoa alvo, ao receber a carta, deveria enviar uma carta para os responsáveis pelo estudo.

Os estudos sobre grau de separação incluem-se entre os modernos estudos de análise de redes sociais. ( http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social )
Várias pesquisas vem sendo feitas, como por exemplo, na identificação da estrutura das redes de colaboração de cientistas, redes de cooperação e de transmissão de doenças, e redes de páginas e sítios na web.

Uma iniciativa de pesquisa recente no Brasil inclui a análise de redes de co-autoria dos pesquisadores de Ciência da Informação, denominada Rede CI.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Ci%C3%AAncia_da_Informa%C3%A7%C3%A3o )

Essa teoria tambem é provada pelo uso das redes de relacionamento, como o Orkut. A base de funcionamento do Orkut é a própria teoria, pois graças a ela o engenheiro de software responsável pela rede de relacionamentos, Orkut Buyukkokten pôde estabelecer uma relação intermediária entre todos os usuários.

É atribuída a Frigyes Karinthy a primeira referência à Teoria dos seis graus de separação, que surge no texto com o nome original 'Cadeias', incluído na sua coleção de pequenas histórias 'Tudo é diferente' publicada em 1929. A personagem desta obra tenta, através de vários exemplos, mostrar que as pessoas estão ligadas por um pequeno número de ligações, o que veio a dar origem à célebre expressão 'seis graus de separação'.

Fonte :http://pt.wikipedia.org/wiki/Frigyes_Karinth
y

Nenhum comentário:

Postar um comentário